Atletas da grande conspiração, do complô, da mão estrangeira, caçadores de bruxas singulares têm uma uma forma de pensar sensatamente circular, mas de uma eficiência cognitiva vital. Tomam essa bela forma circular de pensar por uma forma linear, sem mácula.
Vejamos como podemos formalizar essa regra de pensar velha de milénios:
1. Há provas claras de uma campanha internacional anti-Chinesa
2. [Isto sugere a conjectura de que em Moçambique há também provas]
3. Cidadãos denunciam exploração chinesa da madeira em Moçambique
4. Estes cidadãos fazem parte da campanha internacional anti-Chinesa
A premissa 1 é conjectural, logo a quarta também. A confiança dada ao enunciado 3 é fundada sobre as premissas 1 e 2. Aceitando como real a conjectura implícita 2, ignoramos o carácter conjectural da conclusão 4, que tomamos por tão sólida quanto a preposição 1.
Com algum piripiri, damos ao quadro conspiratório o selo histérico de uma caça às bruxas no modelo mackartista.
____________________________
____________________________
Encontrais estudos dessa forma de pensar em Georg Simmel, Charles Peirce, Karl Popper e Raymond Boudon.
A caricatura do lado esquerdo, do agente 007 de Ian Fleming, foi tirada daqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.