Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
24 janeiro 2007
Os mais possantes
Os mais possantes pensadores: Karl Marx, Simone de Beauvoir, Pierre Bourdieu e Amílcar Cabral
O mais possante poeta: Fernando Pessoa
O mais possante criador do fantástico: Garcia Márquez
O mais possante educador: Paulo Freire
O mais possante músico: Chico Buarque
(talvez eu prossiga a lista dos mais)
10 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Suponho que esta seja uma lista pessoal, com criterios muito pessoais... mas noto que nenhuma mulher se lhe parece possante... E eu ca tenho algumas na minha lista de possantes.
ResponderEliminarMande, sempre tenho o costume de rectificar o que de mal surge nas minhas opiniões. Talvez Simone de Beauvoir. Tenho estado a pensar nisso. Mas não quis tomar o género como género das decisões...
ResponderEliminarJá corrigi.
ResponderEliminarO mais possante Mestre dos Mestres:Jesus Cristo!
ResponderEliminarOs mais possantes pensadores de Moçambique: Eduardo Mondlane, Severino Nguenha, Carlos Serra, Elísio Macamo, para incluir mulher, Teresa da Cruz Silva.
ResponderEliminarDoutor, concordo consigo no Karl Marx.
Aceitam-se sugestoes ou opinioes???
ResponderEliminarBjs meus
Todas as sugestoes são bem-vindas.
ResponderEliminarOk, se sugestoes pessoais entram, entao os meus votos vao para:
ResponderEliminarPensadores sao demais, mas entre os meus favoritos estao, claro a Simone de Beauvoir. Gosto tambem da linha de pensamento do Aaron McGruder (criador da banda desenhada Boondocks), e de sabedorias populares (independentemente de qual a origem - mas as asiaticas e africanas estao na linha da frente).
Quanto aos poetas, vai sem mencionar: Florbela Espanca
Criadores do fantastico: Salvador Dali, Chichorro, Pepetela, Laura Esquivel, Steven Spilberg e Marion Zimmer Bradley
Educador: eu votaria os meus pais, mas falando a serio a vida e a nossa historia (a serio!)
Musicos ainda sao mais que os pensadores, mas os meus votos vao para: Nina Simone, Kadja Nin e Lokua Kanza (outro dia provavelmente diria outros, mas hoje estes sao-me os mais possantes)
Linda lista, la strega.Linda mesmo!
ResponderEliminarGostei de ler a lista de pensadores postas no bloog, pelo simples facto de pensadores e revolucionarios serem tratados por igual.
ResponderEliminarNao contra-digo que a postagem seja subjectiva, mas sim to a relevancia de alguns pensadores que pouco disseram para a condicao do homem/mulher de mocambique, por exemplo[arl Marx, Simone de Beauvoir, Pierre Bourdieu e Amílcar Cabral]
1-Karl marx, estudo a critica capitalista do Adam smith que so teve relevancia em sociedades capitalistas, ponto final
2-Simone de Beauvoir, "chopelou" no existencialismo de Sartre, nada aproveitou-se do existencialismo em mocambiqueou no mundo
3-Cabral sim, providenciou nos com tacticas de guerrilha.
4-Bourdieu, post-modernist ou critical teorista que contradiz se para o resto do seu argumento. e em relacao a mocambique simulacrum e simulation em um fenomeno da lua.
minha lista, critiquem por favor.
Franz Fanon
Max Webber
Anthony Giddens
Stuart Hall
Amartya Sen