Outros elos pessoais

10 agosto 2006

Futuro

No Hotel Fairmont de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos, os novos senhores do mundo (para usar uma expresão do Le Monde Diplomatique) criaram dois paradigmas para o neo-liberalismo: «dois décimos» e «tittytainment».
Dois décimos significa que no futuro do «turbo-capitalismo» (como se diz) está previsto que a economia mundial funcione apenas com dois décimos da população activa. Até lá, o lema é bem darwiniano: «to have lunch ou be lunch» (ter de comer ou ser devorado).
Criada por Zbigniew Brzezinski, que foi conselheiro do ex-presidente Jimmy Carter para a segurança nacional americana, «tittytainment» é uma bizarra combinação de «entertainment» (entretenimento) e de «tits» ( seios) e remete para a diversão (a programar) «mamada» pelos desempregados do futuro.
Hoje, com a nova Internacional do Capital (todo o poder aos mercados!) e o eclipse dos sindicatos, acumulam-se os frutos da chamada globalização neo-liberal: desemprego, erosão do Estado-Providência, informalização do social, criminalização plural (aí inclusa quer a dos novos predadores do mundo do Capital, quer a dos velhos Estados), integrismos e intransigências identitárias, guerras, destruição ecológica, etc.

3 comentários:

  1. Mas Professor, nao existirao saídas ao conjunto de mazelas sociais a que a sociedade contemporânea está sujeita? Nao existirao outras formas de pensar e fazer senao a vigente universalizaçao do risco e privatizaçao do benefício, só para usar as palavras de Noam Chomsky? Qual é o papel da Ciencia Social no processo de encontrar as alternativas ao modelo social actual? Quais sao os progressos feitos depois que o paradigma logico-positivista ter vingado a sua incapacidade?
    Qual é a agenda para o futuro no campo das Ciencias Sociais?
    Nao acha que precisamos de um posicionamento (mesmo que seja político) perante as actuais formas de ver e fazer as coisas? Nao acha que os cientistas sociais estao a desaparecer ou em caso contrário, estao a se recolher aos seus castelos (Universidades)?

    Ou por outra, nao estaraoos Cientistas Sociais moçambicanos ou de Moçambique - (estaremos, se me permitir fazer parte do grupo dos aprendizes das Ciencias Sociais) a se recolher ao silencio e a aos mosteiros (Centros de estudos e de Investigaçao)?
    Sao perguntas que carecem nao de respostas mas de acçao (parte da resposta desejavel).

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto escreveu, adorei a palavras "mosteiros". Vou tentar responder-lhe nas proximas horas.De qualquer das formas, no que me toca creio que sao ja muitas e quero crer que claras as minhas posicoes neste diario.

    ResponderEliminar
  3. Os senhores do mundo e a nova desordem mundial nos meus blogs.Os meus primeiros posts num dos meus blogs apresenta precisamente o Consenso de Washington e os seus efeitos politicos,economicos e sociais.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.