Outros elos pessoais

30 maio 2006

O estudioso da sociedade

Dizes-me que queres estudar a sociedade? Acho isso uma coisa muito meritória, até porque o dizes com esse ar sério, profundo.
Mas diz-me uma coisa: que sociedade? A tua? O que é a tua sociedade? Mas, enfim, se tua, diz-me: que coisas achas que há lá dentro, nessa tua sociedade? E como a elas chegas? Com as tuas ideias, com aquilo que te ensinaram? E lá vais lá encontrar esses grandes conjuntos genéricos chamados Homens, Mulheres, Jovens, Velhos? E vais usar uma faca, cortando aqui o económico, ali o político, acolá o cultural? E depois dirás coisas elegantes como estrutura sócio-económica, por exemplo? E, já agora, não queres cobrir tudo isso com um creme chantilly tipo ideologia? E não queres que te reserve já um lugar para o próximo congresso das sociedades compreendidas-de-vez?
Mas, aqui entre nós, diz lá sinceramente, estudioso compenetrado: estás mesmo disposto a entrar sem preconceitos nessa tua sociedade? Estás decididamente disposto a deixar na umbreira dessa casa os teus sapatos cheios de prejuízos prontos-a-servir?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.