Outros elos pessoais

23 maio 2006

Aprendizagem nas línguas maternas

Um dos temas maiores na discussão do processo de ensino-aprendizagem no pré-primário e primário diz respeito à relação mecânica que se estabelece entre aproveitamento escolar e língua materna.
A tese é simples: o mau aproveitamento escolar na escola primária, especialmente nas zonas rurais, é devido ao uso do idioma oficial português. Se a escolaridade for feita nas línguas maternas, o rendimento escolar será bom.
Ninguém, certamente, porá reservas à importância da alfabetização em línguas maternas, o que, aliás, está consignado nas preocupações da ONU desde 1953.
Mas já é completamente errado defender que a língua portuguesa é o único factor responsável pelo insucesso escolar. Nenhum trabalho sério foi alguma vez feito neste país para demonstrar isso.
Acresce que trabalhos de pesquisa feitos em outros países têm procurado mostrar que o sucesso ou o insucesso escolares podem depender menos dos factores linguísticos do que dos sócio-económicos - veja, por exemplo, Wagner, Daniel A., Langues et lettrismes au Maroc, in Lavallée, M, Ouellet, F., Larose, F., Identité, culture et changement social. Paris: L´Harmattan, 1991, pp.293-304.

2 comentários:

  1. A importancia da lingua materna na escolaridade da criança é conhecida e deve ser levada em consideraçao. Estou escrevendo um artigo sobre determinantes familiares do acesso e aprovacao na 1ª e 5ª classe. No estudo uso a regressao logistica para analisar impacto dos fatores como sexo,escolaridade do pai, da mae, nivel economico familiar, condicao de orfandade,regiao e area de residencia, etc. Dentre os fatores estatiscamente significativos, a lingua materna perde importancia se comparada a educaçao dos pais, principalmente da mae. Com isso, a pobreza e a escolaridade do pais(fatores socioeconomicos) explicam melhor o acesso e o sucesso escolar relativametne a lingua materna. Brevemente terminarei e tentarei publica-lo. Obviamente,partilharei com todos, especialmente você, Carlos Serra. É um estudo estatistico com dados do IDS/1997,2003, e possivelmente nao capta algumas particularidades de uma entrevista em profundidade.
    atenciosamente, Gilberto Norte.

    ResponderEliminar
  2. Estou especialmente interessado nesse trabalho. Por favor, não se esqueça de mim! E muito obrigado.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.