Outros elos pessoais

26 outubro 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [40]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
-"[…] os diversos estudos que têm sido feitos sobre o assunto, envolvendo entidades públicas e privadas como o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), revelam que os menores, sobretudo os da 1ª a 3ª classe, revelam baixa qualidade de apreensão das matérias. [Sobre este assunto, a ministra do pelouro, Conceita Sortane, disse que os materiais didácticos estão disponíveis e os professores nas salas de aula para ensinar as crianças, não se percebendo o que pode estar a concorrer para os baixos índices de aprendizagem." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui. Observei no número anterior que  a assiduidade não é um corpo exógeno neste processo multilateral, ela é parte integrante e, em muitos casos, consequência dos problemas referidos nesta série. Na verdade, os vários fenómenos que fui apresentando como que justificam "naturalmente" que alunos e professores não tenham a assiduidade desejável em muitas escolas do país. Isto sem ter em conta nesta série outros fenómenos disruptivos como a guerra, as intempéries e as cheias. [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

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