Outros elos pessoais

10 setembro 2016

Uma coluna semanal

Na última página do semanário "Savana" existe uma coluna de ironia - suave nuns casos, cáustica noutros - que se chama "À hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Segue-se um extracto reproduzido da edição 1183, de 09/09/2016, disponível na íntegra aqui:

2 comentários:

  1. Savana 1183, de 09/09/2016

    Temos muita sorte de poder ler todas as semanas este conceituado semanario MOZ.

    Mil obrigados, Carlos Serra e Savana.

    ResponderEliminar
  2. Nada mais normal num Estado civilizado de Direito. E mais normal deveria ser num Estado falido de Direito, por uma questao de decencia e respeito pelas contribuicoes de todos. Questionava um cientista social dos anos 80 por que razao se tinha convertido o mercedes-benz na marca de elite de todos os ditadores do mundo, especialmente em Africa.

    Ora, a explicacao parece obvia. Ha uma confusao permanente entre actos individuais, messianismo politico e res-publica, o que leva certos lideres a pensarem que descendem directamente de Jesus Cristo ou Maome.

    Ainda que, publicamente, se digam ateus.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.