Outros elos pessoais

06 abril 2016

Abençoada chuva

Chove, morna mas continuamente, na cidade de Maputo. Espero que essa chuva vá para além da cidade e cubra muito Sul, retrazendo vida aos rios minguados, às barragens, às terras gretadas e ao futuro de novas culturas cerealíferas. Na tradição africana, chuva significa que os espíritos estão satisfeitos. Recorde aqui.
Adenda às 10:17: no "Diário de Moçambique" digital de hoje: "O nível de água na Barragem de Corumana está muito abaixo do normal, trazendo implicações para a vida das comunidades vizinhas que dependem do líquido precioso para as suas actividades diárias. A escassez de chuva na região sul do país e não só, nos últimos anos, é a razão para que o nível continue baixando. Segundo o director da Unidade de Gestão da Bacia do Incomati, Calisto Mabote, normalmente, a barragem de Corumana tem uma cota de 111 metros, o correspondente a 881 milhões de metros cúbicos de água, mas, neste momento, é de 98.10 metros, o que significa uma diferença de mais ou menos 13 metros." Aqui.
Adenda 2 às 10:43: no portal da "Rádio Moçambique": "Em Gaza, mais de 18 mil hectares de culturas diversas poderão ser afectadas pela escassez de água, devido à interrupção no fornecimento deste recurso, na barragem de Massingir." Aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.