Outros elos pessoais

26 março 2016

Produção de sociedade civil para "workshops"

Mágica expressão esta, a sociedade civil, ambígua, todo-o-terreno: ambígua porque sem consistência analítica, todo-o-terreno porque suposto tê-la. Tudo e nada, afinal, nela podem caber. Por outro lado, guarda um profundo sentido normativo, pois constrói-se eticamente por oposição ao havido Estado-Leviatão, mesmo quando usada por dirigentes estatais. E assim vão passando os dias, reuniões decorrendo, lá está a sociedade civil sempre pontual, meia dúzia de pessoas que dizem sempre as mesmas coisas em todos os seminários (palavra definitivamente substituída por workshops), naquele ambiente fatalmente igual povoado pelos temas da moda neoliberal, pelo sumário executivo, pela água mineral, pelas propostas solenes e pelas grandiosas declarações de imprensa. Parece ser evidente que somos um produtor copioso de sociedade civil para consumo de workshops.

1 comentário:

  1. Concordo com a vossa colocacao. Mas tambem nao vejo o que, a dita sociedade civil, perante as actuais condicoes poderia fazer melhor, do que seminarios, blogues ou programas de TV...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.