Outros elos pessoais

05 setembro 2015

Tsunami hoje no "Notícias"

O jornal "Notícias" divulga hoje um artigo de opinião intitulado "Asfixia da liberdade de expressão", assinado por Bitone Viage e Ivan Maússe (página 9 da versão física), aqui.
Observação: absolutamente impiedoso para com as elites africanas gestoras de Estados - "endocolonialistas", "nepotistas" e "narcocapitalistas", segundo os autores -, o artigo constitui um verdadeiro tsunami na águas habitualmente pacatas e conservadoras do principal matutino do país. Resta saber se o artigo faz parte de uma ruptura analítica - eventualmente em crescimento no país - na paliçada daqueles que julgam que defendendo o está bem eliminam o está mal.
Adenda às 18:24“Nenhuma sociedade progrediu sem fazer a sua própria crítica, sem que os seus criadores e pensadores se metessem contra a corrente dos bem-pensantes (…) África tem necessidade de imprecadores.”[Henri Lopès, Mes trois identités, in Kandé, Sylvie (dir), Discours sur le métissage, Identités métisses, En quête d´Ariel. Paris: L´Harmattan, 1999, pp. 141-142]

2 comentários:

  1. Tenho para mim que o caso Castel-Branco e Fernando Mbanze despertou uma "consciencia" de classe quer nos jornalistas, como nos think-tanks nacionais...

    Esperemos por 16 de Setembro para confirmarmos.

    ResponderEliminar
  2. Uma hipótese a ter em conta. O artigo é absolutamente um fenómeno histórico pela sua densidade.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.