Outros elos pessoais

23 julho 2015

Monopólio de heróis

O monopólio na definição e na produção de heróis é um importante trunfo político, dotando formalmente de características gerais, universais, nacionais, aqueles que são definidos no interior de um grupo político hegemónico como obreiros de feitos excepcionais, como possuindo qualidades sobre-humanas. Produzidos os heróis, eles são, então, motivo de celebração periódica, alimentando vários tipos de poderes conexos.

1 comentário:

  1. Um dos grandes erros por trás do conceito de Unidade Nacional é o cunho de Uniformidade Nacional se lhe tentou conferir. A unidade foi uma importante arma para a libertação mas o desenvolvimento só pode ser conseguido na diversidade. O nosso atraso é devido à estagnação monopartidária em que afundamos. Se na década 70não tivessemos morto Dr e pastor Urias Simango, Dra Joana Simeao, Dr kavandame, Dr Unhay, padre Dr Gwenjere, preso os Drs Aloni, Lourenço Sambani, Joaquim Marungo e tantos outros e os tivéssemos deixado contribuir com as suas ideias para este país, hoje estaríamos anos-luz à frente em termos de desenvolvimento social.
    O monopartidarismo ou sua manifestação por via de maioria parlamentar é um erro de tal modo que se torna doentio como quando impede que empresas públicas manifestamente mal geridas não sejam fiscalizadas. A EDM nao paga a HCB o que vende em regime de pré pagamento. Está mesmo a preparar-se para pedir ao Goberno o perdão da dívida da HCB. Para onde vai o dinheiro das operações da EDM? Quem impede a fiscalização deve saber. O parque automóvel da sede da EDM também é ilustrativo sobre o que são as prioridades nessa empresa pública.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.