Outros elos pessoais

18 abril 2015

Atenção a uma reprodução literal de parte do "Diário de um sociólogo" (plágio)

Um programa alertou-me para o facto de que o autor anónimo de um blogue reproduziu a totalidade do meu desde o dia 11 ao dia 17 deste mês, aí compreendidos os programas situados no lado direito. Este conteúdo surge no citado blogue como sendo sua parte integrante, ainda que identificado com o meu nome. Melhor ainda: cria-se a convicção de que  meu blogue agora tem o nome do blogue do autor anónimo. Qualquer pessoa que desejar comentar algo lá, terá de o fazer como se o fizesse no meu blogue. Fiz um screenshot do conteúdo reproduzido e mostro uma pequena parte dele em epígrafe. Posteriormente comunicarei o facto a quem de direito.Confira aqui.
Adenda: reparem que o link do blogue do autor anónimo surge por três vezes numa parte do mapa de visitas do meu sitemeter:
Adenda 2 às 07:48: a reprodução foi efectuada com a eliminação do cabeçalho deste diário, a saber:
Adenda 3 às 08:09: este blogue está protegido por copywrite:

6 comentários:

  1. É o perfeito modelo do chico esperto.

    ResponderEliminar
  2. Necessário denunciar isso!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Saiba sr. Professor, em primeira mao, que o vosso site tem certos "add-ons" que sao malware de acordo com o meu sofisticadissimo sistema de antivirus. Isso e a as copias nao autorizadas, sao consequencia do software gratis que o blogspot.com nos oferece.
    Se realmente estiver interessado em reverter a situacao, sugiro que opte por solucoes profissionais (ver aqui um pequeno exemplo: http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=1301), onde podera ficar resguardado de ataques informaticos e ver o seu copyright garantido. Algumas delas sao ate em Cloud o que lhe garantem total integridade de dados e backup. Mas para tal, tera que dispender algum dinheiro. Doutro modo, so tera mais arrelias, quanto a mim, dispensaveis.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas dicas. Conheço um pouco esse tipo de programas. A plataforma não dispõe de mecanismos que impeçam teoricamente a cópia. E creio que não existem "remédios" para isso fora dela, salvo as prisões de teclas, o que é aborrecido para aqueles que desejam fazer uso adequado de certos textos. Quem fez o que fez, escudado no anonimato,tentou, pouco depois, disfarçar o feito copiando o site e uma carta do Mia Couto e, depois, copiando outras coisas no mais exemplar estilo copy/paste. No que fez do meu blogue foi, creio, pior, pois copiou os programas situados no lado direito e as coordenadas ao fim de cada post.Alertar e desmistificar já é um passo razoável. Entretanto, vou estudando o fenómeno.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.