Outros elos pessoais

09 março 2015

Da histeria aos espíritos

De acordo com a estação televisiva STV no seu noticiário das 20 horas, cerca de 50 alunas desmaiaram nas últimas duas semanas na Escola Secundária da Manhiça. Segundo um psicólogo, trata-se de um caso de histeria colectiva; segundo a Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique, trata-se da acção de espíritos.
Adenda: recorde neste diário aqui e aqui.
Adenda 2 às 05:08 de 10/03/2015: num dos casos mostrado pela STV, uma estudante estava claramente com um ataque epiléptico. A epilepsia é, frequentemente, havida como manifestação dos espíritos nas crenças populares.

2 comentários:

  1. Para o bom do nosso psicólogo, Chitima deve ser um caso de suicídio colectivo semelhante ao que alguns seres vivos praticam ao sentirem a espécie ameaçada por escassez de recursos de sobrevivência.
    Quem detém estes doutos rapaces de que a ciência é presa?

    ResponderEliminar
  2. O Departamento de Antropologia do Instituto Superior de Estudos de desenvolvimento Local (ISEDEL), onde eu trabalho, iniciou esta semana uma investigação com vista a procurar respostas para o fenómeno da Escola Secundaria da Manhica. Respostas cientificas independentes, não soluções. Um dos grandes problemas actuais e motivacionais esta associado ao facto de todas as explicações actualmente dadas sobre o fenómeno (de autoridades tradicionais, técnicos de saúde plural, populares, etc) não constituírem fontes fiáveis de informação em virtude de a sua aquisição não ter tido rigor metodológico e não possuírem poder descritivo e explicativo e robustez teórica/conceptual. O gravíssimo problema de todos, não e o direito que estas fontes de conhecimento tem de manter a dinâmica social e construir e representarem os fenómenos sociais mas sim o facto de integrarem conjecturas académicas! Os académicos tem-se pronunciado sobre este caso transformado hipóteses dedutivas em verdades. Qual e o valor teórico ou conceptual das nossas explicações se elas não são baseadas em trabalho de campo e dados da Escola Secundaria da Manhica?
    No ISEDEL preferimos usar a escola velha da ciência: Conhecimento pelas causas e mediação entre teoria/conceitos e realidade social.
    Esperamos publicar os resultados quando a investigação terminar.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.