Outros elos pessoais

15 dezembro 2014

Metical deprecia face à tensão pós-eleitoral

Segundo o “O País” digital de hoje, citando o Banco de Moçambiqueo metical está a depreciar-se face à tensão pós-eleitoral. Aqui.

2 comentários:

  1. What effect the recent movement of the metical will have on interest rate policy ?

    ResponderEliminar
  2. Acho que a explicação da derrapagem do Metical esta na explanação do Ministro Finanças Chang. A divida pública (aumento das despesas publicas, fundos para os combatentes, e expansão da folha de salarios nesta epoca do ano - 13º salario, etc) conjugada com receios de segurança (raptos) por parte dos grandes comerciantes de origem asiatica. Não me parece que a tensão politica pos-eleitoral tenha algo que ver com isto. Aliás, o pais já viveu 3 eleições e todas com as mesmas tensões politicas mas nunca com derrapagens tão grandes do Metical. POr outro lado, vejo uma grande confiança dos consumidores e investidores ao aumentarem as suas despesas nesta epoca do ano, pelo que não acho convincente a justificação de medos pos-eleitoralistas.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.