Outros elos pessoais

16 novembro 2014

Fungulamaso (abre o olho, está atento)!

Nenhum Moçambicano deve ficar alheio aos graves riscos sociais (com a saúde em primeiro lugar) e ambientais da acção de certas multinacionais no país, mesmo que  - perversidade histórica! - ostentem um verniz socialista. Nenhum. Seres humanos, animais, natureza, florestas, etc.: nada escapa à voracidade do grande Capital. Fixai: ele não olha para a moral, mas para o lucro. Por isso tudo fará para colocar no terreno várias forças poderosas de ataque, da filantropia à pistolagem passando pelos ditirambos proclamados pelos aliados internos, tendentes a desmoralizar os críticos e, em última análise, a magoá-los seriamente. Fungulamaso, Moçambicanos. Que em cada um de nós habite o trajecto de um futuro nacional digno e próspero, construído com a nossa vigilância e com a nossa idoneidade.

2 comentários:

  1. During the 1948 Presidential election campaign in the USA, Harry Truman(Democrat) delivered a speech attacking the Republicans. During the speech a supporter yelled out "Give 'em Hell, Harry!". Truman replied, "I don't give them Hell. I just tell the truth about them and they think it's Hell.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.