Outros elos pessoais

23 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (13)

Décimo terceiro número da série. Recordando as eleições gerais de 2004: "Severas críticas provocam debate sobre reforma eleitoral/As falhas de uma pesada máquina eleitoral em Dezembro último e duras críticas dos observadores nacionais e internacionais, tornaram mais urgente a revisão da lei eleitoral e fizeram surgir um debate mais aberto do que no passado." Aqui.
Adenda: sobre o sistema eleitoral moçambique, um texto de 2010, aqui.
Adenda 2: eleições de 1999, aqui.
Adenda 3: é notável o esforço sistemático que certos órgãos de informação fazem para mostrar que as eleições foram ordeiras, deixando na penumbra problemas complexos e delicados.
Adenda 4 às 05:05: no Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (70), às 22 horas de ontem (amplie as imagens clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato):
Adenda 5 às 08:48: "O elevado número de abstenções no escrutínio do passado 15 de Outubro é preocupante, na cidade nortenha de Nampula. Mais de sessenta por cento de eleitores inscritos não foram votar e dos que se dirigiram às urnas, cerca de sessenta mil depositaram votos em branco." Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.