Outros elos pessoais

28 setembro 2014

Intacto

Nenhum dos partidos concorrentes, como nenhum dos candidatos presidenciais para as eleições 2014, questiona as estruturas sociais em curso no país. O modo de produção e distribuição manter-se-á intacto, bastando apenas corrigi-lo, melhorá-lo e moralizá-lo.

2 comentários:

  1. Se a principal característica do Socialismo é concentrar no Estado os recursos de produção e reprodução e ainda se o seu principal vício é a governação por via de partidos-estado então a nossa economia de mercado é de natureza socialista. Como é um postulado complicado os partidos não conseguem destrinça-lo de maneira coerente por isso se limitam a abordar aspectos cosméticos.
    PS: o hino do partido Frelimo ainda reza que o "Socialismo trunfará." Não é anacronismo.

    ResponderEliminar
  2. É neste território do neoliberalismo pronto a servir, que habitam a mentira, a demagogia e uma dimensão totalitária e indecorosa da política. É pois desejável ressignificar as coisas, o mundo e a sociedade, pugnando pela construção de um modo alternativo ao modelo neoliberal, numa época em que a distinção entre capitalismo e democracia parece ter sido esbatida e a liberdade reduzida a uma estratégia de mercado. (auto-citação)

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.