Outros elos pessoais

17 agosto 2014

Os piripiris de Dona Mariana

Ali no Centro Comercial Super-Marés, rés-do-chão, cidade de Maputo, Dona Mariana vende uma coleção de piripiris intitulada "Hot Lips" (incluindo achares), produção caseira de senhoras de Chamanculo e Matola - informação de Carlos Serra Jr.
Observação: parece que o nosso piripiri é feminino. Assim, temos marcas comerciais como Dona Rachida e Dona Ana, piripiris (incluindo também achares) produzidos em Inhambane.
AvaliaçãoAcabo de provar os "lábios quentes" piripiri mesmo e "lábios quentes" achar de limão. Sobre o primeiro: piripiri bem mais fraco que o Dona Ana e o Dona Rachida (produzidos em Inhambane), óleo a mais, alho agradavelmente colocado e uma especiaria que ainda não identifiquei. Sobre o segundo: mistura perfeita, nada de excesso no picante, limão bem amolecido. Avaliação para ambos: agradável, sem excesso, óleo a retirar no primeiro caso. Não se trata de piripiri sacana, absolutamente não é. Saibam que faço as provas gustativas colocando os produtos em colheres e provando-os por inteiro, sem...intermediários. Quem já me viu comer piripiri sabe disso. Finalmente: excelente e sóbria a combinação dos frascos e das coberturas em papel florido, faz lembrar o exterior das compotas portuguesas, francesas e sul-africanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.