Outros elos pessoais

27 maio 2014

"Pretos de qualidade"

Segundo o "@Verdade", em texto de Alexandre Chaúque, um grupo de jovens da cidade de Inhambane organizou uma festa com a seguinte restrição no acesso, escrita com spray em esteiras: "Pretos de qualidade". O fenómeno provocou inquietação. Aqui.
Comentário: se se tratou de uma restrição elitista - algo como "só ricos podem participar" - , então estamos, por hipótese, perante um racismo sem raça. Ou, para usar uma outra fórmula, racismo de classe. Recorde um texto meu intitulado "Sete racismos", aqui.
Adenda às 06:32: até pode ser, apenas, um exercício de humor.

2 comentários:

  1. Um educador social da craveira de Samora Machel precisa-se com urgência.
    Estas abjectas sublimações de grupos essencialmente doentes despontam onde a crise de valores é extrema. Estes jovens não são a causa, são o produto, as metástases de um mal maior e do qual somos parte.
    A qualidade pode ser superior ou inferior. Cabe ao cidadão perceber o que os moços pretendiam transmitir.

    ResponderEliminar
  2. Ninguém escreve aquilo por estar bêbado. Quem escreveu aquilo sabia o que estava a fazer e o que estava a fazer era marcar de forma clara um território de gente abastada. Duvidam?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.