Outros elos pessoais

05 março 2014

Moçambique 244

Extracto do Mozambique 244 (em inglês), de 04/03/2014, com um comentário de Joseph Hanlon: "Os detalhes estão agora disponíveis para as duas voltas de votação para o candidato presidencial.
Primeira volta: 1. Filipe Nyusi (ministro da Defesa) - 91 votos (46%); 2. Luisa Diogo (primeira-ministra 2004-2010) - 46 votos (23%); 3. Alberto Vaquina (actual primeiro-ministro) - 37 votos (19%); 4. Aires Ali (primeiro-ministro 2010-2012) - 19 votos (10%); 5. José Pacheco (ministro da Agricultura) - 3 votos (2%).
Segunda volta, entre os dois candidatos mais votados: 1. Nyusi 135 votos (68%); 2.Diogo 61 votos (31%).
Em ambos os turnos, houve um voto inválido, lançado por um membro do Comité Central tentando votar em dois candidatos.
COMENTÁRIO: Armando Guebuza manteve o controlo sobre o partido, com os seus membros como candidato presidencial e secretário-geral. Mas o voto mostrou que um terço da elite do partido Frelimo não o apoia. E muitos votos para o MDM da oposição em áreas urbanas, nomeadamente em Maputo e Matola, mostram que Guebuza está a perder o apoio dos jovens e dos urbanos." (tradução minha, CS)

2 comentários:

  1. A somar a tendência desta análise há que referir Luisa Diogo não entrou em campo em igualdade de circunstâncias que os outros precandidatos os quais já se encontravam no meio da maratona com o SG a afirmar que não haveria mais admissões até a ultima hora.
    Os resultados mostram ainda que Pacheco e Vaquina bem que podem ser demitidos por mais do que demonstrada baixa popularidade. E se a intenção do PR é legar um futuro coeso para o Partido e para Moçambique devia, com imediatismo, reconduzir Luisa Diogo a Primeira Ministra. Ela e Nyussi haveriam de começar desde já a edificar as fundações para a cura das mazelas da Frelimo e um futuro bastante coerente para o país e os desafios que se avizinham.

    ResponderEliminar
  2. Jose Pacheco:3 votos. Menos 1 voto dele mesmo é igual a 2 votos. Isto quer dizer que do mais amplo orgão decisor do Partido, o CC, apenas 1% o recomendaria.1 em cada 100 camaradas.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.