Outros elos pessoais

31 março 2014

Géneros facebookistas

O facebookismo é, provavelmente, uma maneira de fugir ao anonimato e à solidão, na multidão de internautas. Há vários géneros facebookistas, mas coloco a hipótese de poderem ser divididos em quatro grandes categorias:
1. O diário confessional. Aqui, as pessoas dão conta da sua vida, remontam à infância, mostram fotografias, assinalam o que amam e desamam, dizem ostensivamente que existem, apelam ao contacto.
2. O diário fotográfico. Aqui, num ligeiro banho de linguagem do tipo "axo pá que...bjos...kkkkk", a incidência é na fotografia, na pose, jovens fazem o “v” rapista com os dedos, raparigas mostram suas virtudes corporais, pessoas mostram-se em festas.
3. O diário de combate. Aqui, o conteúdo tem a ver com os pontos de vista dos autores, com o debate, com a veemência declarativa, frequentemente de teor político, havendo especial saliência para os feitos pessoais.
4. O diário mestiço. Aqui, os géneros anteriores e outros que é possível considerar, podem combinar-se numa rapsódia, num caleidoscópio. (imagem reproduzida daqui)

1 comentário:

  1. I avoid facebook and similar networks. Those are PIDE outfits, invented by Antonio de Oliveira Salazar and his great-grandsons.



    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.