Adenda 2 às 05:37: o portal do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral está desactualizado. Aqui.
Adenda 3 às 05:47: a actuação da Força de Intervenção Rápida aparece reportada com grande regularidade em vários órgãos de informação.
Adenda 4 às 05:54: resultados parciais de uma mesa de votação na Matola, aqui.
Adenda 5 às 06:18: fez hoje 30 dias que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, não é visto em público.
Adenda 6 às 06:44: por hipótese, a Frelimo deverá ganhar a maioria das 53 autarquias, seja nos edis, seja nos partidos. Mas perderá Beira, Quelimane e, provavelmente, mais dois ou três municípios, entre quais Mocuba. Em Maputo e Matola, os candidatos a edis da Frelimo e do MDM deverão obter resultados muito próximos, mas a Frelimo poderá ficar bem mais no topo no tocante a partidos. O MDM deverá crescer e enraizar-se ano após ano. A Renamo poderá desaparecer como partido nos próximos dois anos se não renovar os seus membros e produzir candidatos para o futuro fora dos carris castrenses. Os resultados finais das presentes eleições provavelmente serão um prenúncio dos resultados das eleições gerais do próximo ano.
Adenda 7 às 06:48: disse-me alguém que estamos hoje diante de novas gerações, com outro tipo de aspirações, críticos da história e dos lugares-comuns, ansiosos por um futuro diferente. Pode ser uma boa hipótese. A este nível, provavelmente fará sentido analisar o perfil dos candidatos a edis, deverei escrever um pouco sobre isso na continuidade da minha série intitulada Propaganda eleitoral pelo vestuário.
Adenda 8 às 06:59: a intervenção sistemática da Força de Intervenção Rápida poderá fragilizar a Frelimo no tocante à legitimidade popular. Recordo esta minha postagem de 03 de Março de 2011: "Como explicar o forte grau de confiança e de legitimidade de que goza a polícia britânica? Dois sociólogos mostram que a capacidade da polícia de inspirar confiança é ao mesmo tempo prova da sua aceitação e da sua eficácia. Uma polícia que inspira medo priva-se da participação dos cidadãos na produção da ordem social."
Adenda 9 às 07:31: o clássico padrão da pesada propaganda política alicerçada nas vistosas comitivas motorizadas, nos panfletos e nos cartazes colados em todo o lado, nas capulanas e nos bonés de distribuição gratuita e nos espectáculos musicais está, em meu entender, ultrapassado.
Adenda 10 às 07:41: não está nada fácil saber dos resultados parciais na Beira.
Adenda 11 às 07:52: quanto mais demorar a divulgação oficial dos resultados parciais, mais forte será a desconfiança popular.
Adenda 12 às 08:10: segue logo abaixo a primeira página do "Wamphula Fax" de hoje (amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato):
Onde arranja engenho e tempo para este festiva?
ResponderEliminar