Outros elos pessoais

14 outubro 2013

Panóplia

Imaginemos que um dia temos no país clubes desportivos com nomes proreligiosos deste género: Futebol Clube Católico, Nacional Protestante, Clube dos Nativos de Jesus, Juventude Muçulmana, Desportivo Ortodoxo, Sporting Vishnu, etc.

3 comentários:

  1. Eu apostaria nos bons resultados do Desportivo MaZione.
    O meu pobre Atlético Ateísta não devia ter muitos sócios e meios...

    Mais a sério, essa perspectiva preocupante (por conglomerar formas diferentes mas relevantes de de cisão, cristalizando-as e reforçando tendências etnocêntricas) surge curiosamente num livro de BD da autoria de Enki Bilal, passado algures para o fim do século.

    Há antecedentes europeus, embora não com a pertença religiosa explicitada no nome: por exemplo, os dois principais clubes de Glasgow (católico e anglicano), ou o Ajax de Amsterdão, cujos adeptos (de todas as confissões religiosas) são por vezes alvo de hooliganismo anti-semita, por os fundadores e os principais financiadores do clube serem judeus.

    Mas, com nomes confessionais explícitos, só conheço de facto o caso moçambicano.

    ResponderEliminar
  2. Aposto também no Desportivo Mazione...Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Já agora o "Clube Benfica dos Curandeiros".

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.