Outros elos pessoais

11 outubro 2013

Guebuza e Annan: prismas

Na "Rádio Moçambique": "O Presidente Armando Guebuza considera injusta a actual actuação do Tribunal Penal Internacional (TPI), uma vez que, segundo disse, apenas julga os africanos. [“Na minha opinião, não penso ser justo ter um tribunal que apenas julga africanos, não é justo”, disse Guebuza, respondendo a uma pergunta dum estudante local sobre a actuação do TPI. “Enquanto acompanhamos nos noticiários que há outras pessoas que talvez fazem o pior do que os africanos, mas não são julgados”, acrescentou o estadista moçambicano."
No "Notícias: "O antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, considerou na segunda-feira, que seria “uma marca de vergonha” para África se os seus dirigentes decidissem retirar os respectivos países do Tribunal Penal Internacional (TPI). [“Alguns dirigentes resistem (ao TPI) e combatem-no”, criticou Annan num discurso na Cidade do Cabo, África do Sul, prevenindo contra a eventualidade de tal decisão. “Quero sublinhar que estes defendem a cultura da impunidade e os indivíduos que são julgados pelo TPI, não são só de África”, declarou o antigo chefe da ONU."
Adenda às 20:19: "Os líderes africanos podem vir a matar uma grande instituição, fazendo do mundo um lugar mais perigoso, denunciam a organização Avaaz.org e o bispo sul-africano Desmond Tutu, que promovem uma petição online para travar esta intenção. Faltam dois dias". Aqui.

3 comentários:

  1. Slobodan Milosovitch é tudo menos bantu ou africano.
    A aparência de que o TPI só julga africanos decorre da quantidade de africanos elegíveis ao banco dos reús desse tribunal por atrocidades cometidas contra os seus próprios povos .Atrocidades bélicas e atrocidades comerciais, roubos, corrupção ,comissões em negócios de prioridade duvidosa. Infelizmente há mais malandros dirigentes em África do que em qualquer parte do mundo.
    PS: O que merece um presidente de república que guarda malas de dinheiro no quarto de dormir do palácio?
    PS:Taipo começou uma campanha que ,se for coerente e consistente, vai levar de volta muita gente para a China, Portugal e África do Sul. Estamos a espera porque a dignidade dos moçambicanos já andava de rastos há algum tempo

    ResponderEliminar
  2. Annan e Tutu em campanha para que a dignidade não naufrague.

    ResponderEliminar
  3. Mas não é tanto o malandro do dirigente que pisoteia; é antes uma malformação da cidadania. O tirano aproveita-se da falta de (in)formação dos povos . Alimenta o embrutecimento das pessoas .

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.