Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
11 agosto 2013
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Lembro-me deste texto...
ResponderEliminarA base da qualidade de ensino está no ensino primário onde todas os alunos devem se capazes de saber ler, escrever e a aritmética básica. Esta é a condição sine qua non eles não poderão continuar a estudar e a ter bons resultados no futuro. Os alunos devem sair da 3a classe podendo ler pelo menos 60 palavras por minuto, como forma de entenderem bem o que leem. Dai devem aumentar a sua capacidade de leitura para chegar à universidade lendo mais de 200 palavras por minuto. Assim podem ler muito em pouco tempo e isso lhes levará a ler muitos livros onde se encontra o conhecimento. O investimento de cima para baixo (da universidade para a escola primária) nao resolve o problema!
ResponderEliminarOs americanos descobriram isto já e estão a financiar um projeção de leitura em algumas escolas da Zambézia!
ResponderEliminarEm lugar de tomar o bicho pelos Cronos o ministério de educação embarca neste tipo de paliativos que são mais desestruturantes do que construtores.
PS: A qualidade das nossas publicidades devia merecer analise neste espaço: " esta preta é a Melchior de Africa"CDMA; "Tecnologia Europea energia Africana "GALP; "Com NIVEA o Preto é Preto e o Branco é Branco mais tempo.
A nossa historia devia impulsionar um comportamento anti racico proactivo, uma especie de acção affirmativa contra tudo o que possa induzir conotações racistas