Outros elos pessoais

31 agosto 2013

Parasitas

Já faz tempo que certos jornais e certos textos especiais cujas edições na íntegra aqui coloco trazem a marca de água deste diário (por exemplo, aqui). Para quê? Para evitar que os ávidos parasitas do copia/cola/mexerica os copiem e coloquem em seus portais, sem qualquer referência a este diário. Mas há ainda um ou outro que, contornando a marca de água com transcrições directas para o word, copia pequenas partes dos jornais que lê aqui e cola descaradamente no seu portal com uma indicação perversa do género "Fonte: jornal tal..." Há programas simples que revelam imediatamente esse género criador de cópia.

6 comentários:

  1. Ora ora caro Professor tenha uma santa paciência, a internet é global e permite tudo, os espertos sabem disso...

    ResponderEliminar
  2. Essas sanguessugas estão em todo o lado e é necessário denunciá-las.

    ResponderEliminar
  3. Uma fauna que merece análise, bué...

    ResponderEliminar
  4. Enfim, tenho escrito um pouco sobre isso. Os meus programas de alerta vão mantendo informado.
    http://www.oficinadesociologia.blogspot.com/2013/06/morte-dos-blogues-mocambicanos-56.html

    ResponderEliminar
  5. E alguns são anónimos, enfim a mediocridade é "global".

    ResponderEliminar
  6. Sr Professor
    Tentar deitar estatuas ao chao ou deitar sal ao mar com o proposito de lhe aumentar a salinidade...'Nietsche' e caçar càbulas é perder tempo. Não vale a Pena

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.