Outros elos pessoais

01 agosto 2013

Excepcional

Hoje, em cerimónia muito concorrida, no Museu de História Natural, cidade de Maputo, com início às 17:30, o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa não só fez 56 anos quanto lançou, através da Alcance Editores, o romance intitulado Entre as Memórias Silenciadas. Li o princípio, li depois o fim, passei a seguir por algumas páginas intermediárias desta obra com 226 páginas. A conclusão a que cheguei, neste sentir, neste tactear, foi esta: excepcional. Adquiram, leiam e releiam.

3 comentários:

  1. Nao seria de esperar outra coisa, na minha modesta opiniao...

    ResponderEliminar
  2. Trabalhei no Niassa na decada 80 (nessa época a própria cidade de Lichinga era uma especie de zona de castigo). Pude ver carradas de concidadãos amontoados ao lado do Hospital Provincial a espera de camiões que os transportavam para o Campo de Reeducação do Unango e outros. Como arma de defesa contra os elementos e animais ferozes então abundantes levavam o corpo,as unhas e os dentes apenas.
    Se alguém me disser que a Operação Produção foi um processo humanamente aceitável é meu dever desmenti-lo. Foi, isso sim, um dos pilares da guerra dos 16 anos!
    Os seus mentores, mandantes, executantes e defensores são criminosos e serão julgados mais cedo do que tarde.
    PS: Por vergonha da enormidade de crimes cometidos contra compatriotas perdeu-se a oportunidade historica de instituição de uma Comissão de Verdade e Reconciliação após a assinatura do AGP em 1992 para expurgar pecados e ressentimentos.
    Mas esse processo é inevitável, a catarse acontecerá de uma ou de outra forma.
    Vou hoje comprar o livro para mim e para os meus filhos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.