Outros elos pessoais

01 agosto 2013

Eleições no Zimbabwe

Confira as mais recentes notícias sobre as eleições ontem realizadas no Zimbabwe, aqui, aqui, aqui e aqui. Foto reproduzida daqui.
Adenda às 6:42: um texto brasileiro enviado pela organização Conectas ao Ministério para as Relações Exteriores do Brasil dias antes das eleições, aqui e aqui.
Adenda 2 às 7:50: recorde o relatório de 2008 do Parlamento Pan-Africano, aqui.
Adenda 3 às 11:45: contagem de votos, polícia de prevenção, texto da Reuters aqui.
Adenda 4 às 11:46: texto da CNN, aqui.
Adenda 5 às 11:47: perspectivas chinesas aqui e aqui.
Adenda 6 às 14:57: segundo a RFI, um alto funcionário da ZANU-PF, de Robert Mugabe, declarou que o seu partido obteve uma ampla vitória. Aqui.
Adenda 7 às 14:59: enquanto isso, citada pela África 21 Digital, uma juíza zimbabweana afirmou que ainda não havia resultados. Aqui.
Adenda 8 às 15:02: antes do início das eleições de ontem, já o MDC afirmara que as ganhara. Aqui.
Adenda 9 às 15:07: segundo o Bloomberg, Morgan Tsvangirai declarou que o seu partido, o MDC, não irá aceitar os resultados eleitorais devido a uma "fraude monumental". Aqui.
Adenda 10 às 15:16: "Partido de Mugabe declarou já uma “rotunda” vitória nas eleições desta quarta-feira, mas um grupo de observadores locais afirma que milhares de eleitores das regiões urbanas, maioritariamente apoiantes de Morgan Tsvangirai, líder da oposição e eterno rival do ainda Presidente do Zimbabué, foram impedidos de votar."
Adenda 11 às 15:20: recorde esta notícia de 2011 no O País, aqui.
Adenda 12 às 15:24: saiba dos observadores eleitorais aqui.
Adenda 13 às 20:52: o mais recente cartune de Zapiro, aqui:
Adenda 14 às 21:40: confira este portal aqui.

2 comentários:

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.