Outros elos pessoais

04 julho 2013

Dhlakama e o "governo de transição"

"Fungulamaso" (abre o olho, está atento, expressão em ShiNhúnguè por mim agrupada a partir das palavras "fungula" e "maso") é uma coluna semanal do semanário "Savana" sempre com 148 palavras.
Adenda às 6:57: andam trombetas em grande azáfama no ciberespaço. Na verdade, um pouco por todo o lado, de jornais digitais a blogues do copia/cola/mexerica, com títulos polvorentos, circula muito ruído sobre a mentalidade pretoriana de Dhlakama. Absolutizada pelos ventos castrenses, espartilhada entre guerra e paz à maneira de Tolstoi, a história acaba, afinal, por se esquecer dos fenómenos que estão à retaguarda dessa mentalidade e por parecer ter existência autónoma, exterior às estratégias políticas e aos analistas de ar profundo e copiadores ávidos de ideias guerreiras.
Adenda 2 às 7:06: estudando a informação que circula na internet, tenho por hipótese que o discurso de Dhlakama foi, nesta segunda conferência de imprensa, menos ofensivo, mais cauteloso, aqui e acolá quase suplicante.

1 comentário:

  1. Caro Prof estive a ouvir o presidente da Renamo na Tim e não me pareceu nada suplicante, pareceu-me bem seguro de si.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.