Outros elos pessoais

28 junho 2013

Partidos políticos e duas posições

São correntes em relação a certos partidos políticos, duas posições: a de que são homogéneos e imutáveis e a de que são produto de várias linhas de pensamento e, portanto, mutáveis.
A primeira posição é clássica, muito narcísica e consiste basicamente em eclipsar a história e a realidade em favor de uma unidade politicamente útil, destinada a manter os militantes coesos e afastados das fronteiras porosas da indecisão e, em última análise, da deserção. É a posição hostil à heterogeneidade, à contradição pública, é a posição do Mesmo que exclui o Outro.
A segunda, pelo contrário, defende que os partidos são produto de pessoas e grupos sociais diferentes e, por tal, são movimento, são mutáveis, são sensíveis às mudanças de visão e às lutas sociais. Os seus mentores defendem que dentro dos partidos podem existir várias linhas de pensamento que se confrontam, sendo a postura oficial produto de uma linha tornada hegemónica durante algum tempo. É a posição hostil à homogeneidade, franqueada à contradição pública, à posição de um Mesmo feito de Outros.

1 comentário:

  1. Eu acho que a segunda posição, se existe, é muito rara pois a regra é a primeira.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.