Outros elos pessoais

30 junho 2013

Comentários: despartidarização possante

Os ataques registados no troço Save/Muxúnguè deram origem (e continuam a dar) a centenas de comentários em jornais, redes sociais e blogues. Qual a característica desses comentários? Regra geral, a equidistância. As pessoas revelaram e revelam não estar a favor de A ou B, do Governo ou da Renamo, da Frelimo ou da Renamo, mas a favor da paz, do bem-estar social, do diálogo. Os ataques, as mortes e os danos materiais têm sido atribuídos à guerra, como se ela tivesse vida própria. Mas em caso de outorga de responsabilidades, as culpas têm sido equitativamente distribuídas, não há decisores inocentes, fora da história.
Por outras palavras: estamos perante uma despartidarização possante, consciente, um apelo forte em favor do povo.

2 comentários:

  1. Bom dia, Dr. Carlos Serra.
    Eu abandonei a muito a globosfera, seja na leitura como na escrita. Mas sempre que tenho oportunidade espreito o seu blog. Entretanto, os recortes das series que sao publicadas diariamente dificultam o acompanhamento de todo artigo, para quem nao pode ler todos os dias. Sugeria que no final fosse publicado o artigo por inteiro para facilitar a leitura e compreensao.
    B. Trabalho
    T Muarramuassa

    ResponderEliminar
  2. Olá, bom dia, obrigado pela sugestão. Os meus livros sempre trazem algumas séries completas. O último, "Chaves das portas do social" (2012), tem séres completas. Este ano sai um outro, já no prelo, também com coisas completas, dele darei notícia em breve. Finalmente, textos completos podem surgir aqui:
    http://eduardo-mondlane.academia.edu/CarlosSerra

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.