Outros elos pessoais

26 maio 2013

Uma viagem ao distrito de Mulevala (Zambézia) (2)

Segundo número de uma série fotográfica dedicada ao distrito de Mulevala, antigo posto administrativo do distrito do Ile, província da Zambézia, da autoria de Carlos Serra Jr, na qual, como em séries anteriores, desfilam imagens do microsocial e da paisagen local.  A última série do autor versou sobre Mágoè/Zumbo. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
(continua)

2 comentários:

  1. Povoamento disperso, que explica as dificuldades de uma agricultura que vá para além da pequena enxada.

    ResponderEliminar
  2. Um amigo meu tambem defende que a dispersao dificulta o provimento sustentavel de servicos basicos... quase nomeando os aldeamentos como a solucao para uma melhor planificacao. Digo para ele que se pudessemos arregimentar 1000 habitantes em cada quilómetro quadrado só precisariamos de 23 000quilómetros quadrados de país. Quem de facto garante os 800 000 quilómetros quadrados de Moçambique são estas populações despersas neste vasto territorio. (Eu acredito numa futura guerra mundial de redistribuição espacial do planeta de que a expansão chinesa é apenas um prenúncio)

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.