Outros elos pessoais

17 janeiro 2013

O nosso país parece ter sido poupado

A empresa Kasperski Lab assegura ter descoberto uma rede de ciberespionagem mundial denominada Operação Outubro Vermelho, que há cinco anos visa embaixadas, instituições governamentais, organizações militares, companhias privadas, etc. Aqui e aqui. O nosso país parece ter sido poupado, a fazer fé no mapa em epígrafe, mas vários países africanos estão sob vigilância. Mapa reproduzido com a devida vénia daqui. Amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato.

2 comentários:

  1. Interessante. Há perto de 8 anos, discutia eu com colegas de profissão, as cautelas que os sistemas informáticos do Governo deveriam ter face aos cyberataques, enfatizando mesmo a questão...

    Ainda me recordo de um comentário sarcástico de um colega:

    - Cyberataque em Moçambique? Você deve estar a brincar. Não vê que é mais fácil molhar a mão de um administrador de rede para ter a password do sistema, do que perder tempo com cyberataques?

    Eu ri-me. Só que há uma semana atrás, lendo o Canal de Moçambique, descobri que isso também aconteceu na Vodacom...

    Logo, não tenho em como não corroborar que o "...nosso país tem sido poupado..."

    Vê-se porquê.

    ResponderEliminar
  2. Fora as redes de espionagem cujos nomes e caminhos jamais conheceremos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.