Outros elos pessoais

08 dezembro 2012

Pobreza e prismas

Em comunicado recente, os bispos católicos da Conferência Episcopal de Moçambique observaram que "As populações continuam a ter uma vida muito dura, marcada por uma situação de pobreza cada vez mais acentuada, sobretudo nas zonas rurais do País. Não obstante haja cada vez mais riqueza, concluem os Bispos, os pobres são cada vez mais pobres." Aqui.
Entretanto, na abertura do VI Congresso da Organização dos Trabalhadores de Moçambique, o presidente Guebuza "lançou ontem [quinta-feira, CS] duras críticas contra aqueles a quem chamou de agitadores profissionais que agindo de má-fé, e em nome da amizade para com os pobres, estão a semear um ambiente de intriga entre os moçambicanos, alegando que apenas algumas pessoas é que beneficiam dos recursos naturais e da riqueza." Aqui.

2 comentários:

  1. Este é uma coisa muito complicada, mesmo muito complicada.

    ResponderEliminar
  2. Conceber Bispos de Fé com má-fé é obra. Exige pesadelos no lugar dos sonhos que escoltam uma qualquer criatividade.
    "Se um te disser que és uma galinha, chama-lhe distraído; se dois te disserem que és galinha chama-lhes tolos; Mas se forem três a dizer que és galinha, procura ficar agachado e verifica se não caiu um ovo" [in A Marcha, filme]

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.