Outros elos pessoais

13 novembro 2012

17/18: corte de energia eléctrica no Sul do país

Haverá um "corte no fornecimento de energia eléctrica a toda a Região Sul do País, a partir das 22:00 horas do dia 17 de Novembro de 2012 até às 18:00 horas do dia 18 de Novembro de 2012. Este corte surge pela necessidade de se efectuarem testes de comissionamento dos transformadores da Subestação da MOTRACO, na Província de Maputo. Esse comissionamento tem em vista o melhoramento da qualidade do sistema de fornecimento de energia eléctrica." - de um comunicado da Electricidade de Moçambique hoje distribuído.
Adenda às 6:02 de 14/11/2012: a EDM porá em acção meios alternativos, confira aqui.
Adenda 2 às 8:48: em novo comunicado datado de hoje, a EDM garante o fornecimento de energia eléctrica no fim-de-semana, podendo, embora, ocorrerem algumas restrições.

2 comentários:

  1. Do eng José Lopes recebi o seguinte comentário: "Hoje tentei colocar este comment no seu post sobre a Interrupção EDM e desconsegui.
    aí vai: Tanto quanto percebo, na sequência de um precoce alarme lançado pela EDM a propósito de uma Interrupção do Fornecimento Eléctrico ao Sul do País (Sábado das 22h a Domingo 18h) os electrokratas oficiais acagaçaram-se com o impacto da sua/nossa crise e passaram a anunciar para amanhã uma conferência de imprensa onde será anunciada uma alteração semântica de vulto: ao invés de Interrupção será sugerido o vocábulo Restrição.
    Considerando o pesado fardo socio-económico deste vácuo de competência eléctrica, e para que se possa demonstrar quão ineficiente esta interrupção/restrição será, parece-me crucial que a EDM tenha a honestidade de amanhã apresentar duas coisas simples: (i) o diagrama unifilar das substações Motraco (Mozal) e do Infulene e (ii) o que agora lá pretende fazer em termos de teste dos novos transformadores - recorde-se que qualquer massiva interrupção no fornecimento eléctrico deve ser comunicada ao público com civilizada decência, tal como a Motraco/EDM atempadamente o fizeram à Mozal.
    josé lopes

    ps – e tanta foi a confusão que, às 22 h de hoje, Novembro 12, um mal identificado departamento da EDM anunciou existirem algumas alternativas de recorrência eléctrica."

    ResponderEliminar
  2. 'depois de estudos realizadas por equipas técnicas, a EDM concluiu haver condições de continuar a fornecer energia eléctrica durante os trabalhos...'
    Como é possível tanta incompetência num sector tão fundamental para o desenvolvimento como é o de energia? Há dias foi o combustível contaminado, hoje é na electricidade cujos gurus NÃO SABEM que existem meios alternativos para pelo menos 75% da carga de fim de semana.
    Por ter faltado energia numa determinada casa pelo Natal de 2011 caíram alguns incompetentes; O que acontecerá a estes que anunciaram um blackout para Maputo, Gaza e Inhambane por desconhecimento da existência de recursos alternativos sob sua gestão? Nada?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.