Outros elos pessoais

08 outubro 2012

Remodelação ministerial

Novo primeiro-ministro: Alberto Vaquina, ex-governador de Tete, médico, especialista em medicina tropical, recentemente eleito em Pemba para a Comissão Política do Partido Frelimo; substitui Bonifácio Aires Ali.
Novo ministro da Educação: Augusto Jone Luís, ex-vice-ministro, mestrado no Brasil, que substitui Zeferino Martins.
Novo ministro da Ciência e Tecnologia: Luís Augusto Mutomene Pelembe, engenheiro químico, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), doutorado pela Universidade de Pretória, tese de doutoramento aqui, um dos três nomes propostos em 2011 pelo Conselho Universitário para reitor da UEM; substitui o Eng Venâncio Massingue.
Novo ministro do Turismo: Carvalho Muária, ex-governador de Sofala, novo membro da Comissão Política do Partido Frelimo, que substitui Fernando Sumbana Júnior.
Novo ministro da Juventude e Desportos: Fernando Sumbana Júnior, que substitui Pedrito Caetano.
Observação: texto construído com base em notas (1) do Moçambique 204, com data de hoje, editado por Joseph Hanlon e (2) minhas; não me refiro aos novos governadores provinciais.
Adenda às 20:01: Itae Meque, ex-governador da Zambézia, novo vice-ministro da Educação. O Prof. Arlindo Chilundo e Leda Hugo mantêm-se como vice-ministros. O que significa termos três vice-ministros no ministério da Educação.
Adenda 2 às 6:32 de 09/10/2012: em relação ao Ministério da Educação, possivelmente o Prof. Chilundo terá a seu cargo directo o ensino superior, Leda Hugo o ensino secundário e Itae Meque o ensino primário.

5 comentários:

  1. É preciso fazer a digestão e depois pensar.

    ResponderEliminar
  2. Deve ser obra gerir o parque de estacionamento do Ministério da Educação!

    ResponderEliminar
  3. O Prof. Carlos Serra Poderia nos trazer o perfil de cada um dos nomeados para cargos do executivo ao nivel central? 'e por exemplo o Itae Meque ficaria bem se fosse para Ministerio do Interior trabalhar com o Comandante Geral, o ensino basico requer um outro perfil que nao vejo no Itae nao 'e nada pessoal...

    ResponderEliminar
  4. "Apareceu um cagado em cima de uma arvore. Como trepou ate la? Nao sabemos. Mas, pela certa, sabemos como ira cair..."

    ResponderEliminar
  5. Serão estes os mais legitimos guardiões das portas da Cidade ou apenas são legais?
    Que critérios se adoptam entre ~40% de 22 milhões de possibilidades?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.