Outros elos pessoais

17 outubro 2012

Poder simbólico: a propósito do fecho da Rádio Comunitária Macequece

Existem quatro tipos de poderes inseridos em relações sociais, que podem estar reunidos, em parte ou no todo, em pessoas ou instituições.
São os seguintes: poder político, poder económico, poder militar e poder simbólico pela palavra. O poder político exerce-se sobre as mentes e os corpos dos cidadãos; o poder económico exerce-se pela acumulação e exposição de riqueza material; o poder repressivo exerce-se através de estruturas preventivas e punitivas (soldados, polícias e espiões); o poder simbólico exerce-se através de ideias expressas em palavras.
O último poder tem hoje uma enorme e diversificada força de irradiação e dificilmente é propriedade de alguém ou de um grupo. Tentar impedi-lo é como tentar parar o vento com as mãos. Mais: tentar impedi-lo é promover poderes simbólicos opostos e poderosos. Esqueceu-se disso o presidente do Município de Manica quando, no dia 12, mandou interromper as emissões da Rádio Comunitária Macequece através de uma força armada (aqui e aqui).

2 comentários:

  1. Chimoio, a Bielorrusia mocambicana. Sabia que a avenida principal tem uma cancela? Esta la desde 1976...

    ResponderEliminar
  2. Afinal os candeeiros não servem para iluminar?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.