Outros elos pessoais

20 outubro 2012

Futebol moçambicano: qual o caminho das vitórias? (6)

Sexto número da série. Ainda na primeira questão, agora com o terceiro respondente, a saber:
Carlos Serra: Em que é que uma concepção sistemática de desenvolvimento motor adequado poderá contribuir para termos jogadores de outra matriz?
Mabel Serra (mestrada em Desporto para Crianças e Jovens): Para ser sincera, preferia não estar presa a perguntas pelo menos no que diz respeito às duas primeiras…Sem dúvida, a relação entre desenvolvimento motor e rendimento no desporto é fundamental. Irei ignorar o período anterior à escola que já marcará uma diferença na vida da criança mas que não podemos controlar. É no espaço de tempo que a criança se encontra no ensino primário que as habilidades de base devem ser desenvolvidas. É nesse intervalo de tempo que se deve desenvolver a velocidade nas diferentes formas em que se exprime, como por exemplo, a rapidez ou velocidade de reação aos estímulos, fundamental para a vida e para o desporto. É nas idades mais baixas que se criam as bases para o desporto… É que as habilidades apelam para a coordenação motora e tanto esta como a velocidade estão dependentes do sistema nervoso central cuja maturação acontece por volta dos dez anos… Porém, nas escolas do ensino primário é difícil encontrar um professor que respeite a hora de educação física e se esporadicamente realiza a aula a qualidade é questionável… Haverá exceções mas não altera muito o cenário. No ensino secundário o professor enfrenta dificuldades a nível dos espaços e do material nunca suficiente para uma turma normal em número… imaginem quanto mais em turmas com elevado número de alunos!... Tem que ensinar os desportos enfrentando as dificuldades referidas a alunos sem as bases para tal! E isso em apenas uma aula por semana já que os dois tempos previstos são lecionados em bloco!... E o desporto escolar? Quantos alunos por escola fazem parte das equipas dos jogos escolares e quantos dessa minoria poderemos reconhecer como talentos? Quantos verdadeiros talentos ficarão escondidos apenas porque não tiveram oportunidades de prática? Motivo desta série aqui, cartun reproduzido daqui.
(continua)

2 comentários:

  1. Aprende-se nesta série, noutros sítios trata-se apenas de substituir treinadores.

    ResponderEliminar
  2. Nosso principal problema nos meios desportivos é o fala barato, não há prática científica.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.