Outros elos pessoais

11 setembro 2012

Preocupações

Anda muita gente, cada vez mais gente, de vária índole - dos comuns aos académicos -, preocupada como os chamados recursos naturais. A tónica é a sua exploração em benefício de terceiros. Ora, Maquiavel de O Príncipe tem uma frase admirável, a saber: "(...) por mais forte que seja o exército de que se disponha, é sempre necessário, para entrar numa província, o favor dos habitantes." Numa outra formulação: Nenhum ovo dá origem a um pinto se um calor local não lhe der um empurrão (palavras minhas para uma ideia de Mao Tse Tung). Concedo-me o direito de não prolongar tiradas tão perversamente externas.


3 comentários:

  1. Ora aqui está, se for a maltinha da terra não há problemas.

    ResponderEliminar
  2. Há um dito bantu segundo o qual ' o feiticeiro só entra em casa se alguém de dentro o permitir', se alguém lhe fornecer o ' IMEI' da família.

    ResponderEliminar
  3. Em linha com Maquiavel, durante a nossa Guerra Civil sabia-se que a 'Posição' gozava de inquestionável apoio do Povo enquanto a resistência- hoje Oposição- beneficiava de indubitável apoio da População.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.