Outros elos pessoais

04 setembro 2012

A carne dos outros (16)

Décimo sexto número da série, com tema referido aqui, prosseguindo o sexto ponto do sumário sugerido aqui: 6. Morfologia genérica de um fenómeno. Escrevi no número anterior que rostos diversos e sem relação uns com os outros, podem possuir, porém, um mesmo fio de Ariadne, um mesmo denominador. Que denominador? O dos processos de acumulação de riqueza. Na verdade, o que as pessoas questionam é a diferença social carregada de visibilidade, é o bem-estar considerado acima da norma social. A acusação de feitiçaria - extremidade da suspeita - surge, então, a esse nível, como um neutralizador, como um mecanismo de defesa, como um fusível social. Prossigo mais tarde.
(continua)
* Entretanto, recorde a minha série em 14 números intitulada Ionge: populares acusam autoridades de prender a chuva no céu, aqui. Para um excelente livro em francês que estabelece uma relação entre a percepções populares, feitiçaria, política e enriquecimento, consulte Geschere, Peter, Sorcellerie et politique, la viande des autres en Afrique. Paris: Karthala, 1995.

1 comentário:

  1. Ora aqui está bom queijo para aparecer alguém a dizer que os invejosos preguiçosos não gostam dos ricos trabalhadores.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.