Outros elos pessoais

29 julho 2012

Morte dos blogues moçambicanos? (8)

Oitavo número da série. No número anterior falei-vos de Karl Marx e de um livro oitecentista chamado Grundisse, citando-o: "Nasce aqui a questão de saber se este problema não prenuncia já a sua falta de sentido e se a impossibilidade de solução não está já contida nas premissas da questão. Frequentemente a única possível resposta é a crítica da questão e a única solução é negá-la." Tenho para mim que essa é uma maneira excelente de questionar a tese preguiçosa de que os blogues morrem porque as redes sociais nascem e são mais comunicativas, mais instantâneas. Prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

2 comentários:

  1. Preguiça evita pensar. Mas vamos directos ao assunto - blogs medíocres e anónimos.

    ResponderEliminar
  2. Estive a ler a série, e não vejo porquê relacionar blogs e redes sociais...
    os blogs criam-se livremente e livremente se acabam..
    blogs a nascerem e blogs a morrerem é algo normal, qualquer pessoa pode fazer um blog, e escrever, copiar,não escrever,whatever e sobre os mais diversos temas...
    blogar é uma paixão, é algo quase um tipo de arte, em que cada um expõe o que lhe vai na alma ou na mente e não tem que esperar qualquer retorno.
    as redes sociais são outra coisa totalmente diferente..
    são formas de contactar ,falo eu , falas tu...é o imediato .
    São as novas formas de conversar
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.