Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 julho 2012
Linhas férreas: quarto em África
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Mozambique will be n°3, soon.
ResponderEliminarThe blue and red lines, in the link below, show the route of the railway from Tete to Nacala, via Malawi.
ResponderEliminarWell done, Malawi and Mozambique !
http://dc468.4shared.com/doc/Lgn7Fogx/preview003.png
Enfim, algo de positivo.
ResponderEliminarSim, mas quase todas perpendiculares a costa e vindas do hinterland. Faltam-nos linhas internas (soberanas)...
ResponderEliminarO que falta a algumas ferrovias soberanas é a viabilidade economica o que sugere alguma arte na planificação do país a longo prazo.
ResponderEliminarParece que contra o imediatismo quase imperialista da linha de Nacala havia que repensar na já pensada possibilidade de se construir uma linha ferrea de Changara a Chimoio e outra de Chimoio a Mapai obtendo-se integração da rede ferroviária centro-sul. As vantagens domésticas são óbvias. Seriam os recursos carvoeiros a sustentar a viabilidade economica da soberania e não apenas a dos investidores.