Outros elos pessoais

05 junho 2012

Cultura moçambicana e inovação científica

Cultura moçambicana e inovação científica: potencial e fonte de inspiração - título de uma palestra a proferir pelo Professor Paulus Gerdes depois de amanhã, quinta-feira, das 13 às 14 horas, na Sala do Conselho, Ministério da Ciência e Tecnologia, cidade de Maputo, Avª Patrice Lumumba 770. Resumo: "Inovação e invenção são características de diversos contextos culturais moçambicanos. Apresentar-se-ão exemplos de inovação e criatividade por parte de artesãos em várias regiões do país. Salientar-se-á a riqueza das ideias científicas e tecnológicas incorporadas em diversos artefactos. Ilustrar-se-á o potencial das mesmas através do exemplo da invenção de matrizes e outras estruturas algébricas novas." O palestrante é vice-presidente para África Austral, Academia Africana de Ciências; presidente da Comissão da União Africana de Matemática para a História da Matemática em África; presidente do Grupo Internacional de Estudo da Etnomatemática.

3 comentários:

  1. Pois eu ja o conheco desde os anos 80. O Editor da revista TLANU...

    E matematico excentrico.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo evento.
    Não sei se também se têm estudado as 'ideias' científicas e tecnologicas por trás das represas dos castores, os favos das abelhas, os ninhos dos passaros ou o morro do muchém. A natureza é fascinante.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.