Outros elos pessoais

26 abril 2012

Um tema

4 comentários:

  1. Acho muito interessante que poucos leiam este jornal. É só carregar no aqui e verificar. Espírito de Maputo?

    ResponderEliminar
  2. Há mais luz em Maputo, os insectos são atraídos pela luz...

    ResponderEliminar
  3. Planificação integrada do desenvolvimento, precisa-se. As 'royalities' devem alavancar o desenvolvimento humano das regiões onde são implantados mega projectos sobretudo os de extracção de recursos naturais. Assim, as royalities referentes ao gás de Pande e Temane devem ser instrumento para estimular o desenvolvimento da província de Inhambane prioritariamente e ao nível das suas necessidades em conformidade com o padrão nacional; As 'royalities'decorrentes da exploração das areias pesadas de Moma devem servir prioritariamente as necessidades de Nampula; Na mesma lógica as royalities da exploração comercial das águas do Zambeze devem servir prioritaria e proporcionalmente a sua bacia; bem assim as resultantes da exportação do carvão que só depois de cumprido o seu papel prioritário deverão eventualmente servir para construir barragens em outras regiões do país.
    Basicamente o que proponho é que os benefícios da exploração de determinado recurso devem ter uma fracção para aplicação no desenvolvimento da região de origem. O que pressupõe transparencia na negociação dos contratos de concessão. E um nacionalismo menos tribal.

    ResponderEliminar
  4. Pressinto que o mau exemplo de Cabinda sera exportado para Nacala.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.