Adenda às 5:43: entretanto, leia no macauhub aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
04 abril 2012
Província de Tete
Adenda às 5:43: entretanto, leia no macauhub aqui.
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
O Savana já escreveu um artigo mostrando que acordos com multinacionais sempre ficam no segredo dos deuses.
ResponderEliminarE os deuses gostam de segredo sobre royalties...
ResponderEliminarTal como os nossos governantes têm vindo a encarar o crescimento económico em Tete, apoiado em capital intensivo de multinacionais, ... o resultado mais imediato é a subida do custo de vida.
ResponderEliminarChora Tete bem amada que aí vêm as cicatrizes ambientais.
ResponderEliminarSó uma deficientíssima soberania decide de uma só vez, sem planificação, exportar tão valiosos recursos energéticos. Assim, sem nenhuma outra mais valia que não sejam as secretas royalities. Ah e os Catemes!
Apenas para refrescar algumas memórias e despertar as consciências de quem cabe decidir sobre a exploração de recursos naturais abaixo transcrevo a definição mais consensual e ainda actual de desenvolvimento sustentável:
ResponderEliminar"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
— Relatório Brundtland"
Estará isto a ser observado em Tete?
Leiam e pensem: http://livrepensadormoz.blogspot.com/2012/03/tigres-de-papel.html
ResponderEliminar