Outros elos pessoais

03 janeiro 2012

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (36)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, de tema complexo e delicado, trabalhando com o sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados - mnemónica e alunos mata-borrão.  Falei-vos no número anterior da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Na verdade, o mais difícil na educação está, justamente, em criar essa pedagogia, em descolonizar os alunos (para recordar o título de um livro de Gérard Mendel) para os levar pelas estradas da consciência crítica, para os tornar livres dos aguilhões que os formataram e formatam.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)
Adenda: "Os debates nos meios de comunicação sobre a qualidade da educação parecem sofrer da “síndrome do cobertor curto”: quando se puxa a reflexão para um lado, esquece-se outros lados do problema. Já dizia o velho Hegel que a verdade é o todo. Parece uma casa em reforma em que se acredita que o problema está apenas no encanamento: troca-se o encanamento, mas o chuveiro continua não funcionando direito. Então, coloca-se de novo o encanamento antigo e troca-se a fiação elétrica. De novo, o chuveiro não funciona. Volta-se a fiação antiga, e vai se consertar o telhado, etc. Depois, alguém dá o veredicto de que a casa não tem jeito, que resiste às mudanças..." - texto do brasileiro Celso Vasconcellos intitulado "O desafio da qualidade da educação", sugerido por Manuel Lobo, aqui.

4 comentários:

  1. Ensinar para muitos quer dizer eu ditar, os alunos escreverem e depois lerem em voz alta.

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  2. Foi assim que "aprendi"...Imaginem agora com turmas cheias de alunos...

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  3. Eu tambem. Felizmente, discutia frequentemente com os professores quando algo nao me soasse devidamente. Mas valeu a pena. Hoje sou um livre pensador. E um estudante profissional!...

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