Outros elos pessoais

26 janeiro 2012

Os dois lados dos "chapas" (7)

O sétimo número desta série.
Escrevi no número anterior que os chapas são galinhas que por trás do aspecto dumba nengueiro, põem ovos de ouro. Os ovos de ouro são em primeiro lugar para os proprietários. Reparem que raramente circulam na cidade de Maputo chapas novos, os chapas são regra geral velhos, em mau estado técnico, não poucas vezes em perigoso estado técnico. O que significa serem velhos? Significa que, em seu estado-cai-a-cada momento, são ostensivamente destinados a captar receitas das classes mais desfavorecidas, as que são transportadas como gado, as que conformadamente aceitam ser gado. Pergunta: então, quer isso dizer que os lucros são baixos, pequenos?
Se não se importam, prossigo brevemente.
(continua)

3 comentários:

  1. Ganhar à custa da falta de respeito.

    ResponderEliminar
  2. Nao sao pequenos nada. Consumo e o que nao falta em Mocambique. Nunca lhe ocorreu perguntar porque razoes, Mocambique, pais na cauda do IDH, sem industria transformadora, consome EXCLUSIVAMENTE importado?

    Ate no interior profundo e assim...

    Entao, donde vem o dinheiro que justifica este fluxo consumistas?

    Eis a questao.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.