Outros elos pessoais

07 janeiro 2012

Os dois lados dos "chapas" (2)

O segundo número desta curta série.
A antítese não foi apenas a pedra angular do pensamento de Heráclito, ela é também, afinal, a do funcionamento dos chapas. Na verdade, os chapas são ao mesmo tempo um imperativo de fiscalização diária e um mecanismo de dupla acumulação.
Com a vossa permissão prossigo mais tarde.
(continua)

5 comentários:

  1. Muita gente à mercê dos chapistas. Curioso é os chapistas sempre se apresentarem como tendo poucos lucros.

    ResponderEliminar
  2. Chapistas que expulsam o Estado e os defuntos TPM...

    ResponderEliminar
  3. A maior parte desse carros não devia sequer poder circular dado o estado em que estão.

    ResponderEliminar
  4. Sir Baba Sharubu7/1/12 5:30 p.m.

    Do the passengers travelling on the the outside of the "chapa" pay the same price as those seated inside ?

    ResponderEliminar
  5. Anos atrás ou, como saborosamente aqui se diz, "nos tempos", era frequente vermos o que a imagem mostra, hoje é mais raro, há bem mais "chapas". Como era bem mais frequente as pessoas gordas pagarem duplo bilhete.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.