Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
▼
▼
13 janeiro 2012
Concorrentes ao "óscar da vergonha"
Conheça a votação concernente à pior empresa do mundo no The public eye awards, algo como o "óscar da vergonha", aqui. Para o caso da brasileira Vale, actuando em Moçambique e uma das empresas indicadas, confira aqui. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato. Adenda: sobre a Vale Moçambique, recorde neste diário as manifestações de Cateme, distrito de Moatize, aqui; conheça a posição do administrador de Moatize, segundo a versão digital do "@Verdade", aqui; acrescente na leitura um trabalho do jornal online do "Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra do Brasil", aqui; sobre a apropriação de terras no nosso país pelas transnacionais, aqui. Adenda 2 às 6:05: ainda sobre as manifestações de Cateme, compare os prismas analíticos das versões digitais de hoje do "Notícias" (aqui e aqui) e do "Diário de Moçambique", aqui.
Adenda 3 às 6:45: no editorial do semanário "Savana" com data de hoje, intitulado "A riqueza nacional e os vendilhões do templo": "Perante o adormecimento dos libertadores de ontem e a anestesia das organizações que são supostas defenderem os trabalhadores, os movimentos de camponeses são uma nova faceta de outros movimentos sociais mais circunscritos e urbanos, como é o caso dos madgermanes, os desmobilizados e os lumpen-desempregados, responsáveis pelos tumultos de Fevereiro de 2008 e Setembro de 2010. Os crescentes protestos em Tete contra os projectos multinacionais do carvão, mostram uma crescente consciência das populações, insatisfeitas com os benefícios das multinacionais que todos os dias multiplicam as suas valorizações bolsistas à custa das reservas de carvão situadas em áreas há muito tempo habitadas por comunidades camponesas pobres." (p. 6). Adenda 4 às 6:51: no mesmo semanário e na sua crónica semanal intitulada "Vale tudo?", Machado da Graça escreveu que o que se está a passar em Tete "começa a assumir os contornos de um escândalo internacional". Os moradores de Cateme perderam a paciência com a falta de cumprimento das promessas da Vale, montaram barricadas, tendo antes enviado cartas de aviso a três tipos de autoridade. Não agrediram ninguém, não provocaram distúrbios, não colocaram em perigo a ordem e a tranquilidades públicas. Mas caiu-lhes em cima a Força de Intervenção Rápida, criando "pânico entre os moradores e forçando muitos deles a fugir para o mato". Uma "atitude boçal", esta, escreveu Machado. O que a Vale está a fazer merece ser "denunciado a nível internacional". Última frase da crónica: "Chega de abusar dos moçambicanos" (p.6).
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
"Chega de abusar dos moçambicanos"
ResponderEliminarWell said Machado da Graça !
A meu ver, faltou la tambem este concorrente...
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=pJSWFxGYB8c&feature=youtu.be
Como disse Picasso uma vez, um artista e alguem que vende o que pinta, um pintor e outro alguem que pinta o que vende.
Daqui a uns dias já Matema terá sido esquecida, o futuro vale.
ResponderEliminarQuais reais interesses os firs protegem?
ResponderEliminarUma vergonha, só isso!!! Povo é descartável!
ResponderEliminarMais uma candidatura ao Oscar da Vergonha que ficou de fora...
ResponderEliminarhttp://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/eu/8897662/EU-bans-claim-that-water-can-prevent-dehydration.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Commission_Regulation_%28EC%29_No_2257/94
Nem sei o que mais dizer...