Outros elos pessoais

26 dezembro 2011

Nove anos de prisão para Chen Wei

Segundo o The Telegraph,  na China nove anos de prisão para Chen Wei, escritor que publicou ensaios online pedindo a liberdade de expressão e reforma do sistema chinês de partido único. Aqui. Para traduzir, aqui.
Observação: não consegui encontrar referências ao caso na imprensa oficial chinesa. Confira, por exemplo, aqui e aqui.

4 comentários:

  1. O problema bicudo de saber quem controla os assuntos internos como eleições e "democracias democráticas".

    ResponderEliminar
  2. Midia controlados de perto e muita população impedem de ver os sinais de liberdade...

    ResponderEliminar
  3. Nós que vamos ser cada vez o reservatório chinês, preparemo-nos.

    ResponderEliminar
  4. A razão da longevidade e originalidade do comunismo chinês está no próprio Confúcio...o que não é o caso do dinástico regime norte-coreano que tem a sua génese num seminário católico. Na realidade, uma cópia geneticamente perfeita do que Stalin alguma vez o foi.

    Por isso, sejamos simples nas análises, mas nunca simplistas.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.